top of page

A Importância do Sistema de Escapamento




O que torna um veículo mais barulhento do que outro? Como os carros são capazes de reduzir as emissões? A resposta é simples, por causa do sistema de escapamento. O sistema de escapamento funciona por meio de vários componentes que coletam os gases de escapamento dos cilindros do motor e remove substâncias nocivas ao mesmo tempo que reduz os ruídos e libera os gases de escapamento do veículo.




Todos os sistemas de exaustão produzem seis gases como emissões, três dos quais são tóxicos, incluindo monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e monóxido de nitrogênio. Embora a principal tarefa do sistema de escapamento seja dissipar gases nocivos produzidos pela câmara de combustão do motor, ele também tem a tarefa de abafar o som. Um veículo com um sistema de escapamento deficiente exibirá problemas como menor eficiência de combustível, ruídos estrondosos do tubo de escapamento ou silenciador, gases perigosos e pode emitir um forte odor.




O sistema de escapamento é composto por vários componentes que trabalham juntos para reduzir o ruído do escapamento e fornecer um conduíte para os gases de escapamento saírem do motor, fazendo seu caminho por baixo do veículo. Esse caminho é usado para evitar que gases prejudiciais à saúde humana entrem no veículo e deixem os ocupantes doentes.

Em muitos casos, o sistema de exaustão tornará os vapores expelidos mais limpos, em um esforço para reduzir as emissões de gases poluentes e proteger o meio ambiente de maiores danos. Alguns componentes incluem uma série de equipamentos e acessórios. No entanto, em cada veículo você encontrará estes componentes que compõem o sistema de escapamento:


Coletor de Escape

Este é o primeiro ponto de contato para os gases de escape após saírem do cabeçote. Também é um item comumente atualizado, onde coletores fundidos pesados ​​são trocados por coletores tubulares. A ideia por trás da atualização para um coletor de escapamento normalmente se resume a aumentar o diâmetro da tubulação de escapamento, bem como aumentar a remoção de escapamento alinhando os pulsos de escapamento de maneira favorável.


Catalisador

Este é o dispositivo que permite que você ainda respire o ar enquanto está visitando Los Angeles. Ele pega NOx, CO e hidrocarbonetos não queimados do escapamento e os “converte” em N2, O2, CO2 e H2O muito menos nocivos.



Tubulação

É ideal não ter seus gases de escapamento bombeando diretamente sob seu carro, enchendo sua cabine de vapores. Você precisará de alguns tubos para direcionar o ar para outro lugar.


Ressonador

Embora não seja uma parte necessária de um escapamento, muitas vezes é incluído, pois ajuda a eliminar o ruído. Os ressonadores funcionam rejeitando ondas sonoras e cancelando uns aos outros, e eles são normalmente ajustados para uma frequência específica na qual o ruído do motor é alto ou indesejável.


Silencioso

Existem muitos tipos de silenciosos, mas o objetivo é praticamente o mesmo: eliminar o ruído. Uma das maneiras mais comuns de trabalhar é redirecionando o fluxo de ar. Ao longo do caminho, o escapamento passa por tubos porosos que permitem que os gases de escapamento se expandam em material de isolamento acústico, minimizando o ruído que finalmente sai do tubo de escape.

6 visualizações0 comentário
bottom of page